No dia 14 de dezembro do ano passado, foi inaugurada em Madri a primeira ponte peatonal do mundo construída a partir de impressão 3D. Desenvolvida pelo Instituto de Arquitectura Avanzada de Cataluña (IAAC) em um processo que levou mais de um ano e meio para ser concluído, a estrutura cruza um córrego do parque Castilla-La Mancha em Alcobendas.
Embora existam iniciativas similares na Holanda, esta é a primeira a ser construída. Trata-se de uma estrutura impressa em concreto micro-reforçado de 12 metros de comprimento e 1,75 metro de largura.
De acordo com o IAAC, o projeto paramétrico permitiu "otimizar a distribuição do material e minimizar a quantidade de resíduos mediante a reciclagem da matéria prima durante a fabricação. O projeto computacional também permitiu maximizar o desempenho estrutural, direcionando material apenas onde este é necessário, com total liberdade de formas, mantendo a porosidade graças à aplicação de algorítimos generativos e desafiando as técnicas tradicionais de construção."
Em entrevista com o ArchDaily em Espanhol, Areti Markopoulou - Diretora Acadêmica do IAAC - explica uma dos desafios do projeto: "o tamanho da peça impressa foi um fator crucial, pois as dimensões máximas permitidas pelo equipamento são 2m x 2m x 2m. Isso influenciou muito a estratégia e o desenho."
O projeto executivo, liderado pela ACCIONA, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros mecânicos, engenheiros civis e representantes da administração municipal.
Cliente: Prefeitura de Alcobendas
Equipe de projeto: IAAC, Areti Markopoulou, Rodrigo Aguirre, Alexander Dubor, Jayant Khanuja
Construtora: ACCIONA
Em colaboração com: D-Shape – Enrico Dini